Neste vídeo, 'A história das coisas', está muito bem explanada a forma de actuação do sistema social actual, como ele revolve em torno do consumo, como este comportamento é insustentável e portanto como é impossível de o manter indefinidamente. Torna-se mais fácil distinguir a propaganda ecológica que tem o intuito de continuar o sistema instituído, encontrando nos 'produtos verdes' uma nova estratégia de marketing e a oportunidade de vender mais produtos, das verdadeiras medidas que conduzirão à sustentabilidade e que assentam principalmente na redução e reutilização, conceitos extremamente nocivos para um sistema consumista.
Fica, também, claro como os valores humanos foram completamente invertidos e distorcidos, como fomos convencidos que a felicidade se obtém através da compra de produtos ao invés de como nos relacionamos com os outros e com a terra. Diria até que estamos de tal maneira iludidos que, tomando um exemplo do vídeo, somos capazes de sacrificar habitats e ecossistemas, despender quantidades de energia enormes e escravizar comunidades para termos a oportunidade de comprar rádios descartáveis de plástico por 4,50$. Parece-me a mim e a qualquer pessoa com um pingo de humanidade que a troca não é muito justa.
Na verdade temos que estar atentos ao marketing verde. Devemos repensar a nossa atitude face ao consumo.Está na hora de reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar.
ResponderEliminar